17 de abr. de 2007

Conheça o Seminário


Até o ano de 1986, a formação dos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim acontecia no Seminário Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora - MG, ou no Seminário Bom Jesus, da Arquidiocese de Aparecida - SP.

Em 1987, o então bispo diocesano, D. Luiz Mancilha Vilela, ss.cc propõe a criação dos Seminários de Filosofia e de Teologia para a formação dos futuros presbíteros da Igreja de Cachoeiro. Foram iniciadas, então, as obras do Seminário Bom Pastor, no Bairro Baiminas, Cachoeiro. Enquanto o mesmo era construído, o Seminário de Filosofia começou a funcionar numa casa, no bairro Ibitiquara, em Cachoeiro de Itapemirim - ES, sob a reitoria do Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, com 17 seminaristas. Os seminaristas chegaram a morar por um tempo também no IPA – Instituto Padre Anchieta. Em agosto do ano seguinte, os seminaristas da filosofia mudam-se para o Seminário Bom Pastor, ainda em fase de acabamento. Durante todo este tempo, o curso de filosofia era feito no próprio Seminário. Neste mesmo ano, a diocese adquire uma casa em Cariacica-ES, à Rua Osdack de Lima Rodrigues – 14, Bairro Alto Lage, sede do Seminário de Teologia “São João Maria Vianney”, oficialmente instalado no dia 05 de março, com 6 seminaristas, tendo o Pe. Darcy Altoé como reitor, os padres Dalton Menezes, Marco Antônio Schwan e João Batista Maroni como colaboradores. Seis meses depois, se refaz a equipe de formação, tendo o Pe. Marco Antônio Schwan como reitor e o Côn. Jefferson Luiz de Magalhães como orientador espiritual. Três anos depois (1990), esta casa passa pela primeira ampliação.

O curso de Teologia, desde então, é feito no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, na Cidade Alta, centro de Vitória - ES.

Em 1988, o Senhor Bispo, D. Luiz Mancilha Vilela, elaborou o documento O perfil do Presbítero para a Igreja de Cachoeiro de Itapemirim, fundamentado no Documento 30 da CNBB – “Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil”.

Em 1989 foram ordenados três padres para a nossa Igreja Diocesana:
16 de setembro, Edson Domingues Reis
08 de dezembro, Eduardo Sérgio Magalhães
16 de dezembro, Cirlei Carvalho

Em 1995, o Padre Sérgio Antônio Mariano Cezar assume a reitoria do Propedêutico, que estava instalado na paróquia São Sebastião, em Cachoeiro de Itapemirim-ES

No ano de1997, a Diocese adquire outra casa, ao lado do Seminário de Teologia, para a qual é transferido o Seminário de Filosofia, tendo sido nomeado o Pe. Valdece Schuenk como reitor.
O Curso de Filosofia passa a ser feito também no IFTAV.
Pe. Antônio Tatagiba Vimercat continua no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro, como reitor da Comunidade do Propedêutico.
O Seminário Menor passa a funcionar na Paróquia São Sebastião, praça da Bandeira, Cachoeiro, com a orientação do Pe. Sérgio Antônio Mariano César.
No dia 16 de agosto, Genivaldo Marcolan Laquini foi ordenado Presbítero

Em 1998, o Seminário Menor é transferido para o Seminário Bom Pastor, agora também sob a reitoria do Pe. Antônio Tatagiba Vimercat. A Ir. Flora Peretto, religiosa ursulina do Sagrado Coração de Maria, passa a ser a orientadora espiritual do Seminário Bom Pastor.
No dia 15 de fevereiro Alci Monteiro Dias foi ordenado Presbítero

No dia 20 de março de 1999, Paulo Sérgio Mourão foi ordenado Presbítero
Em julho, os dois seminários em Cariacica passam a formar o Seminário Maior “São João Maria Vianney”, tendo como reitor o Pe. Helder Salvador.

No ano de 2000, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé assume a orientação espiritual do Grupo de Vida João Paulo II (Filosofia). O Grupo de Vida Paulo VI (Teologia) tem como orientador espiritual o Pe. Olímpio Andrade Sobrinho. No fim do ano, depois de um período de adaptação dos novos orientadores espirituais, o Mons. Jefferson Luiz de Magalhães deixa a equipe de formação, missão que exerceu com muito amor e dedicação.

Em 2001, Maria da Penha Fonseca Antonoli passa a colaborar na orientação espiritual do Seminário Menor e Propedêutico “Bom Pastor”, em Cachoeiro de Itapemirim, no qual permanece perseverante até o momento atual - 2009.

No dia 03 de setembro de 2003, o nosso novo Bispo Diocesano, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, ofm fez sua primeira visita ao Seminário Maior São João Maria Vianney. E atualmente visita todo mês para conversar com os seminaristas que desejam e presidir a Santa Missa na casa de formação.

Neste ano 2009, foram ordenados pela imposição das mãos do Bispo diocesano, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, ofm dois sacerdotes: Bruno de sá Rangel e Enildo Genésio de Souza, ambos no mês de maio. Permanecem na formação 16 seminaristas, 10 no grupo de vida João paulo II, da filosofia e 06 no grupo de vida Paulo VI, da teologia, tendo como reitor, a 14 anos, o Pe. Helder Salvador.

Nenhum comentário: